quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O esporte e o processo de ensino aprendizagem


A prática esportiva escolar é, inegavelmente, um dos fatores de desenvolvimento esportivo de um país. É neste ambiente que o esporte pode exercer sua função de inclusão. 
Inicialmente, devemos lembrar que o esporte na escola está vinculado à prática da educação física que faz parte de um contexto muito mais amplo chamado “educação”. Nessa perspectiva como podemos pensar em uma prática de educação física (e esportiva) massiva se a nossa “educação” é tratada de forma não prioritária por aqueles que deveriam olhá-la como a principal solução para gerar um desenvolvimento mais adequado de nossos jovens e, consequentemente, do nosso país?



Vejamos alguns artigos e estudos que abordam essa temática:


A REMEFE - Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte pretende ser um instrumento democrático de divulgação da produção científica desta área nas suas diversas manifestações e linhas de pesquisa, de caráter puro ou aplicado. Destaca-se que as opiniões, idéias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Revista Mackenzie de Educação Física não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.








ISSN 1980-6892 (versão eletrônica), ISSN 1678-2577 (versão impressa, 2002 a 2004).v. 12, n. 1 (2013): Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte


Artigos


  1. A APRENDIZAGEM PARA O ENSINO NO KARATÊ: ESTUDO A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS INSTRUTORES                                 
  2. A VALORIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS ESCOLARES          
  3. ANÁLISE DO EDUCADOR SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CARTÕES DE APOIO PEDAGÓGICO NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO                                                                                                                                                                                    
  4. APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRODUZINDO NOVAS FORMAS E SENTIDOS PARA OS REGISTROS                        
  5. ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: UM RETRATO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA                                                                                                                                        
  6. AUTOEFICÁCIA DE TÉCNICOS ESPORTIVOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO                                                                                         
  7. AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DA MOBILIZAÇÃO DOS SABERES À CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA                                                                                                                                                               
  8. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: UMA PROPOSTA SOB A ÓTICA DE SEUS AUTORES                                
  9. FORMAÇÃO DE PROFESSOES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA SOB A PERSPECTIVA DE EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ                                                                                                                             
  10. HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO                                                                                                                                                                                      
  11. PERCEPÇÕES PESSOAIS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INICIO DE CARREIRA                                                        
  12. PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO                                        
  13. PRÁTICAS E CONTEXTOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA                                                                                          
  14. PROGRAMAS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ESPORTE NO BRASIL                                                                            



_____________________________________________________________________________



METODOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira


Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar as propostas metodológicas emergentes na área da Educação Física. Caracteriza-se como sendo um estudo do tipo descritivo. Como estratégia metodológica, utilizaram-se a bibliografia específica relacionada ao assunto e a aplicação de um questionário aos idealizadores das propostas apresentadas sobre os pontos: referencial teórico; objeto de estudo; conteúdos básicos; enfoque metodológico; relação professor-aluno; avaliação. Entenderam-se como propostas metodológicas emergentes da área: metodologia aberta; metodologia crítico-superadora; metodologia construtivista e crítico-emancipadora. Como ponto conclusivo, pode-se perceber que, mesmo utilizando-se referenciais teóricos distantes, as propostas têm como objetivo a idealização e a aplicação de uma Educação Física preocupada com a transmissão e a produção de conhecimentos significativos dentro do processo escolar, assim como enfatizar o papel da ação docente, da ação problematizadora e participativa em todas as etapas do ensino.

Palavras-chave
metodologia de ensino; metodologia da Educação Física

Veja o texto completo: PDF


_____________________________________________________________________________


PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO NO VOLEIBOL INFANTIL MASCULINO EM SANTA CATARINA

Carine Collet, Juarez Vieira do Nascimento, Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos, André Luiz Donegá

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol infantil masculino, caracterizando a complexidade estrutural das atividades, das tarefas e do campo ecológico. Foram observadas e analisadas semanas típicas de treinamento da temporada esportiva de 2006 em três equipes catarinenses, totalizando 29 sessões e 186 atividades com durações variadas. Os resultados encontrados demonstraram que há diferenças no processo de ensino-aprendizagem-treinamento entre as equipes investigadas, em que a variação das tarefas motoras progressivas, tanto na freqüência quanto na duração, dependia dos objetivos traçados pelos treinadores. De modo geral, as equipes apresentaram maior número de tarefas classificadas como combinação de fundamentos, embora o maior tempo gasto tenha sido apresentado em exercícios de complexo de jogo. As evidências encontradas permitiram concluir que os treinadores respeitavam o aumento gradual na complexidade das tarefas realizadas, passando do desenvolvimento da eficiência para a eficácia, com posterior adaptação dos movimentos nas situações de jogo.

Veja o texto completo: PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...